O município de Araguari é abastecido por aqüíferos subterrâneos. O aqüífero mais utilizado é o Bauru. A SAE possui 163 poços tubulares de profundidade entre 60 e 80 metros, distribuídos em Baterias de Poços e alguns aleatoriamente pela cidade e zona rural. Todos esses poços estão outorgados e / ou em processo de renovação de outorga junto ao órgão ambiental competente.
A autarquia possui 21 Sistemas de Abastecimento de Água, sendo que alguns são complementados por outros poços tubulares isolados que injetam água diretamente nas redes, operando ininterruptamente. A vazão média dos poços é de 15,0 m3/h, a grande maioria opera 24 horas por dia sem interrupção. A estimativa de produção total é de 3.051 m3/h ou 72.840 m3/dia.
Existem 28 reservatórios distribuídos nos sistemas, com capacidade total de 12.689 m3. A distribuição é realizada por dois processos:
O tratamento da água resume-se na desinfecção com “cloro” para garantir a destruição de organismos causadores de doenças. O produto químico utilizado no tratamento é o hipoclorito de sódio. Após o tratamento realizam-se o controle da qualidade da água, por meio de análises microbiológicas e físico-químicas da água, em laboratório próprio da SAE e também são realizadas semestralmente análises de parâmetros orgânicos, agrotóxicos, desinfetantes e produtos secundários da desinfecção, radioatividade, padrão organoléptico de potabilidade e demais parâmetros exigidos na legislação. Tais análises são realizadas em laboratório terceirizado acreditado segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025: 2005 (que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaios e calibração). As análises são feitas de amostras coletadas nas saídas dos Sistemas de Tratamento e nas redes de distribuição.